sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sobre a vida de Drácon e Sólon.

Drácon foi um grande estadista da cidade grega de Atenas por volta do século XII a. C. Foi também o primeiro legislador da polis (cidade) grega que se tornou um revolucionário político em 621 a. C. No entanto, ficou muito famoso por sua mais importante ação da criação do código de leis escritas (até então era horais) que foi a primeira constituição escrita da cidade de Atenas, pois ele se tornou excessivamente severo mais não sanguinário na sua lei (o código de Drácon) pelo qual, era aplicada a mesma lei até para outros crimes, de homicídios era aplicada a pena de morte, para que deixasse bem claro para que outras pessoas não cometessem o ato. 
Todavia, Drácon foi o primeiro a fazer para os atenienses um código de lei muito rígido baseados nas normas tradicionais arbitradas pelos Juízes, o seu mérito era constitui normas e iguais determinadas para todos, e o seu primeiro passo foi para diminuir a aristocracia que geravam muitos conflitos contínuos, revoltas e instabilidade política.

domingo, 18 de agosto de 2013

Relação de Poder e Política

A política é a ciência de governação de um Estado ou Nação, o termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que define o que é público.
O sistema político está relacionado a uma forma de governo que se reúnem instituições política para governar um Estado. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Em 15 de novembro de 1889, depois de quase 70 anos de Monarquia, o Brasil tornou-se uma República. Os civis e militares eram a força e a sustentação da monarquia, mas com a chegada da república, aos poucos os militares ficaram contra a monarquia. No entanto, a escravidão foi se abolindo e muitos começaram a aproximar daqueles que já levantavam a bandeira do Brasil.

domingo, 11 de agosto de 2013

O que consiste o Direito?

Quando falamos em "Direito" vem sempre em nosso pensamento que provém de Juízes, Advogados, Promotor de Justiça e até mesmo em Tribunais e Prisões, no entanto, devemos considerar que o direito  provém de  matérias que precedem o estudo do Direito, como: a História, a Sociologia, a Filosofia.